domingo, 12 de outubro de 2008

Crónica do Mês - Outubro

Pensamentos de Tiago - Ponte de Fão
.
Foi-me adestrado um convite para a redacção de uma crónica sobre Fão. Eu, muito amavelmente, cá estou.
Estou para falar de um assunto que já é um clássico na nossa vila, a ponte de Fão.
Caros amigos, muita coisa tenho eu a dizer sobre a Ponte Luís Filipe. Primeiro de tudo, tenho-vos a dizer que não é Ponte D. Luís Filipe, mas sim Ponte Luís Filipe. E não, não foi o Gustav Eiffel que a projectou, mas sim o Eng. Abel Maria Mota.
Depois há que dizer qualquer coisa em relação às obras. Muito tempo o povo de Fão (e os de demais freguesias) esperou para que as obras de ponte se concluíssem (aliás, esperaram mais tempo para que elas começassem). E ei-la, mais bela do que nunca, mais firme do que nunca. No entanto, não tanto segura como antigamente! Não sei se já experimentaram passar na ponte de carro, mas, a seguir à cara do Professor Ferro Rodrigues, é a coisa mais assustadora que há! Praticamente não cabem dois Smart’s, lado a lado na ponte. Já ouvi relatos de amigos que dizem que quando não vem ninguém no sentido oposto aceleram ao máximo para chegar ao fim da ponte sem levar com um carro nos queixos!
E ainda me faz imensa impressão quando passam dois autocarros, um ao lado do outro! Mas também é de prever – toda a gente sabe que os motoristas dos autocarros são piores que qualquer mulher no volante… à maluca mesmo!
.


Sem comentários: