quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Crónica do Mês - Novembro

Por um Sorriso...
.
Foi com imenso prazer e entusiasmo que recebi o convite para escrever esta pequena crónica sobre a vila de Fão.
Muitas coisas podem ser ditas e muitos sub-temas escolhidos sobre esta terra à beira-mar, airosa, de gente simpática e afável. No entanto a minha escolha recai sobre o meu emprego, cá na vila de Fão.
Tenho talvez o melhor e pior trabalho de sempre. Trabalho com aqueles que um dia serão o futuro desta vila, daí ser fundamente aplicar me nas bases e na formação que todos os dias dou a estas crianças.
Tão simples como distribuir sorrisos, como dar beijinhos e miminhos, como ensinar valores essenciais como a inter – ajuda, a partilha, como pedir desculpa, fazer desenhos com lápis coloridos e deixar crianças de 3, 4 e 5 anos sonhar e imaginar um mundo repleto de fantasia. Em dias menos bons, posso afastar uma lágrima solitária que teima em espreitar, posso dar colo tempos sem fim enquanto um pequeno ser humano soluça de tanta tristeza, tendo a desculpar a ausência da mamã com aquelas desculpas que todos conhecemos.
Enfrento gritos e gargalhadas, sorrisos e birras, perguntas e muitas curiosidades, dilemas “complicadas” como a angústia de ser o ultimo a acabar de lanchar.
Ofereço carinhos e gestos suaves, conto historias com final feliz, respondo a todas as questões que pairam no universo infantil, canto cantigas de roda, construo fantoches e deixo pintar sem pincéis.
Sou uma versão da amiga que brinca na casinha e faz de mãe, sou a “professora” que ensina finalmente que todos aqueles tracinhos podem ser transformados em letras com o nome de cada um, sou a mágica que lhes pinta um sorriso no rosto e os mima em todas as situações.

Considero-me uma sortuda por ensinar tudo aquilo que sei e por partilhar momentos de tão boa disposição como aqueles que enfrento diariamente.
Existira algo melhor que trabalhar naquilo que gostamos e receber o máximo de carinho possível?!

Sem comentários: