segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Crónica do Mês - Dezembro

Bem-vindo a Fão
.
Certamente que o mesmo tempo e itinerário que eu calculei da Lapónia até Fão, serão outros para o Homem de Barbas Brancas que vem rebocado por alguns cervídeos, se bem que com menor velocidade no trenó.
Não terá dificuldade por cá passar, não se olvidará ele de Fão por tantas vezes distribuído as suas oferendas nesta quadra tão importante para os Cristãos.
Oh Oh Oh, interjeição, não haverá tradução alguma.
Mas “Bem-vindo” traduz-se bem. É ver traduzido em algumas placas que saúdam os transeuntes e condutores que passam na EN13 em São Bartolomeu do Mar ou nas ruas que dão acesso a Fonte Boa, por exemplo.
Uma toponímia com o nome da localidade, no topo em fundo branco. Por baixo e ao centro, a bandeira da União Europeia, e no interior, rodeada de doze estrelas a tradução de “Bem-vindo”.
Em lapão não consta traduzido. O Pai-Natal não reparará.
E em Fão, uma vila turisticamente bela, acolhedora e natural, como saúda quem a atravessa, quem entra pela Ponte Luís Filipe ou pela entrada sul?
Houve uma estrutura metálica, atravessado o Cávado e ao entrar em Fão, ali quase por cima do Arco da Ponte. Uns tubos e chapas de zinco com bandeiras de seis países e todas elas respectivamente com aquela tradução.
E na minha infância, empoleirados era por aí que descíamos, não pela escada da ponte, para brincar no rio.
E agora, ainda na ponte, já do outro lado, no sentido “daqui p’ra lá”, junto ao “Palácio da Merdeca”, aí mesmo onde era a Curva da Ponte, tem um objecto toponímico de cada lado, de um começa Fão e do outro acaba. E uns indivíduos da outra margem, da margem direita, da terra dos nabos… não queria dizer Gandra, vão lá e pintam-nos as placas, apagando o nome da nossa terra.
Esses que nos traziam o seu gado a pastarem na nossa junqueira e nos presenteavam as ruas com “postais” quando vinham recolher os bovinos.
A ponte não é nossa e não é deles. A ponte é de todos.
Ponham a toponímia do lado de cá, na margem esquerda, longe daquele “palácio”, naquele formato europeu que já se vê muito por Portugal fora, e outra na entrada sul.
.
Que seja um Bom Natal para todos nós.
.
Rui Armando Gonçalves Viana

Sem comentários: