terça-feira, 28 de abril de 2009

Crónica do Mês - Maio

Este mês cabe-me a mim fazer a crónica para este grande blog. Fiquei surpreendido com o pedido que me foi feito mas aceitei com todo o gosto…depois do pedido aceito veio a maior duvida. Escrever sobre o quê? Fão, muita coisa para escrever por onde começar?

Talvez pelo menos bom

Sendo eu estudante e gostando de oferecer “lembranças” da nossa bela terra, dirigi-me a nossa junta de freguesia para pedir insígnias. Coisa típica de estudantes de universidade, troca de “prendas” entre os melhores colegas pessoas que marcaram etc. Quando chego a junta pergunto se têm insígnias.e qual é o meu espanto que me dizem…não, mas já agora quantas precisa? E eu 15. Qual foi a resposta.pois isso não temos, temos ali 6 ou 7 guardadas mas são para pessoas aqui de Fão. E eu tudo bem. Isto aconteceu no mês passado. Qual não é o meu espanto que eu tenho ido lá várias vezes pedir insígnias e a resposta é sempre a mesma. Agora eu ponho-me a pensar, será que não há tempo para as mandar fazer? Dinheiro? Se estão a espera que no sítio habitual se faça ou que tenham um espacinho para as fazer, bom acho que é melhor começar a pensar-se ir fazer noutro lado. A única vez que me “deram” resposta positiva pelas insígnias, foi no meu primeiro ano, isto há 2 anos atrás. Precisamente 11, uma oferecida, sendo eu de Fão e 10 pagas por mim. E agora eu pergunto, se fossem turistas onde poderiam eles arranjar lembranças destas? Em nenhum lado! Acho que é de bom agrado que aproveito para pedir mais uma vez para fazer mais insígnias. É sempre uma maneira de ganhar mais dinheiro. Digo eu!
Bom mas deixando este tema, começo outro.

Festa do Senhor Bom Jesus de Fão.
Primeiro dia, passagens de modelos ruas vazias, frio no ar.
Não estou habituado ver a terra assim despida. Não é tradição no primeiro dia andar meia dúzia de gatos-pingados a divertirem-se. Pelo menos uma voltinha pelo bom Jesus. Não sei talvez já não esteja habituado ao sentido que Fão levou nestes últimos tempos. O meu tempo não é muito na nossa belíssima terra. Infelizmente a Crise chega a todo o lado.
Não posso falar dos outros dias já que vim embora no sábado (segundo dia da festa B.J.)

ASP
Sendo eu um morador das Pedreiras, um dos muitos lugares de Fão, e já tendo feito parte da grande associação que é as Águias de Serpa Pinto. Venho felicitar todo o projecto dês do primeiro dia até hoje. Das iniciativas que vão tendo ao longo do ano, das equipas que formaram, do pessoal que lançaram para o mundo de desporto e não só. Infelizmente já não são tantos assim os aficionados a esta grande associação, por falta de meios, apoios tempo e vontade as pessoas acabam por desistir, não sei se é a palavra mais aceita para isto, mas aos poucos vem a “morrer”.
C.F.Fão
Não esquecendo também a grande equipa do Clube Futebol de Fão. Com grandes mudanças, casa nova etc. Parabéns por todos os esforços feitos e “batalhas” conquistadas.
Coisas que me orgulham da minha terra, por vezes não tão faladas, a nossa gastronomia, falando mais nos doces. Algo que me trás muitas saudades quando passamos muito tempo fora, os belos dos folhadinhos, as clarinhas etc. Coisas que nos lembram a nossa infância, o largo do cortinhal onde todos nos juntávamos para as nossas brincadeiras, ou mesmo perto da pousada. Lembro-me muito bem momentos lá passados. Foi lá que dei as minhas primeiras pedaladas de bicicleta. Hoje em dia os jovens não têm nada disto. Estragos, desleixo falta de aproveitamento dos espaços sei lá, tudo e mais alguma coisa. Coisas que hoje as crianças não dão importância e que um dia para mim e para muitos eram tudo.

Bom podia falar e falar de muitas outras coisas que marcaram a nossa terra, Pesca, História, o Mar a Praia, as Grandes Pessoas que passaram por cá, etc.

Ass: Tiago Pereira

Sem comentários: