sábado, 3 de abril de 2010

Crónica do Mês - Abril

Viva!
Antes de mais, obrigado pelo convite à escrita! ;)

Dizem que só damos valor às coisas quando as não temos. Foi já em 2001, aos 18 anos que deixei de acordar todos os dias em Fão. Os estudos, o trabalho, os projecto e a vida em si levaram-me para lugares distantes. Pois quanto mais longe estou de Fão, mais me conheço. Porque ao me entrosar com outras gentes, encontro em muitas delas o vazio do meu pinhal, da minha praia, do meu rio, do meu paraíso lusitano.

Falar de Fão é para mim, falar da ausência de Fão nos outros.
Actualmente vivo em Lisboa e apesar de me sentir confortável com a cidade, um dos episódios recorrentes que presencio na capital prende-se com o facto de me cruzar diariamente com pessoas sem Fão. O despreso que muitos dos portugueses que migram para a capital têm pelas suas origens é uma “ausência de Fão”. À sexta-feira é recorrente ouvir: “Então, vais p’ra fora no fim de semana? Eu vou p’rá terrinha”. Nem proferem o nome da dita terrinha, como se houvesse vergonha nisso. Mas que falta de amor próprio! Mas que falta de Fão! Como podemos ser pessoas resolvidas, empreendedoras e felizes se não temos Fão?

Estando em Fão uma vez por mês, recolho fragmentos de canções que vou compondo ao percorrer a vila na minha bicicleta. Se tivesse queda para a política tentava melhorar Fão, mas apenas consigo compor canções. Apesar disso, ponho sempre um bocadinho de Fão nelas, porque carrego um pedaço de Fão em mim. Para muitos dos que estão longe, sei que é difícil colocar permanentemente um pouco de Fão em tudo que se faz. É difícil e por vezes esquecemo-nos.

Esquecemo-nos porque para muitos, Fão torna-se uma memória distante duma infância em slides e polaroides. Estará o segredo da eterna juventude escondido algures em Fão? Não sei, mas procuro-o sempre, nas corridas que faço pela vila ao entardecer.

É importante continuar a correr em Fão, correr atrás de Fão. Não o deixar fugir, não o deixar escapar-se-nos por entre os dedos.

Obrigado pela oportunidade de partilhar um pouco de Fão! =)

Carluz Belo

Sem comentários: