sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Crónica do Mês - Setembro

Dom Quixote é uma personagem bem conhecida da ficção, criado no século 16 pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes no seu clássico romance que leva o nome dessa personagem. Nessa história Dom Quixote enche a mente com lendas e fábulas sobre corajosos cavaleiros vestidos com armaduras reluzentes, salvando donzelas em perigo. Logo se começa a imaginar que ele mesmo é um nobre cavaleiro.Claro que Dom Quixote é apenas é apenas uma personagem fictícia.
Certo dicionário diz que enganar significa acreditar ou acreditar em algo que é falso ou errado. Tambem envolve causar erro de perce pção ou de julgamento, que faz a pessoa se sentir ignorante, confusa e indefesa .A ideia básica da palavra ,junto com sinônimos como dissimular e iludir,é fazer alguém se perder por meios traicoeiros.E tudo isto porquê?Pelo que tenho visto através das redes sociais Fão parece o paraíso,não o é!Já foi melhor do que é agora.Temos construção desenfreada e vai acabar por ser tudo destruido os lobies mandam mais.Vai-se fazer uma escola para quê?Não há alunos nem dinheiro,para detergentes nem para funcionários. A escola perde entre 10 a15 alunos por ano em Fão.Certo era melhor arranjar a escola actual do que fazer outra mais isolada para as crianças.Na escola de Fão ainda não houve uma desgraça porque a zona é uma zona de habitação,e há muita gente á beira. Isto porque não há porteira da escola e qualquer criança sai e entra.E com tantos predadores de crianças que há por aí até mete medo.Temos um parque natural para quê?Antigamente não havia parque natural ou paisagem protegida e tinha-mos mais pinhal ,mais diversidade de animais,com lontras ,corvos, pêgas e outros animais que já não me lembro.Temos um rio que se diz de águas limpas.Mentira,a etar lança água suja e muito suja para o rio. Perguntem aos pescadores de lampreia a lama que fica nas redes eu cheguei a ver muitas vezes.A água só costuma ser limpa um dia quando há um feriádo e uma ponte a seguir,já que as fábricas de Barcelos fecham. Temos uma praia muito fragilizada,e só digo isto,basta haver uma maré viva com uma tempestade para criar ondas de 6 a 7 metros para ser uma desgraça naquela zona. Temos uma terra muito pobre em que vive muito á base dos salários baixos que futuramente vão ter muitos problemas devido á crise financeira, com o perigo de muita gente ficar sem trabalho, se isso acontecer é uma tragédia social.
Tiro o meu chapéu á santa casa em relação aos mais idosos que tira muitos da estrema pobreza, onde são tratados com dignidade.
É provável que comece aparecer casos de pobreza em Fão e é uma coisa que me preocupa muito,já que eu já fui pobre e não há coisa mais humilhante que ser pobre.Há muitos jovens em Fão e eu pergunto qual será o futuro deles? Não há mercado de trabalho para eles ,muitos deles já emigram, com eu, não tinha hipótese.
E muito provável que a emigração aumente em Fão que tem consequências drásticas para a terra,a nivel económico,a nivel social,e a própria terra que fica deserta.No inverno já se nota isso.
Fão pode ser ainda uma terra rica em beleza devido ás suas carecteristicas, muito pobre nas gentes que vivem na terra.É das freguesias mais pobres do concelho.Porque o que interessa é o que tenho no bolso para gastar ou poupar e isso não é para todos.
Não consigo ver um futuro melhor para fão,mais construção, mais degradação social mais pobreza e menos emprego.
Acho que a maioria dos Fangueiros deviam estar conscientes do que aí vem e não deixar-se serem enganados.
Esta é minha opinião sobre algumas coisa de Fão, se eu estiver errado digam de sua justiça.........

UM GRANDE BEM HAJA PARA TODOS OS FANGUEIROS...
.
Andre Campos

2 comentários:

Cristina.C.Torres disse...

"(...)já que eu já fui pobre e não há coisa mais humilhante que ser pobre."
Peço desculpa, faço apenas uma pequena achega:
Ser pobre é humilhante????
Humilhante na minha óptica é ser-se um "rico" vigarista ou ladrão, agora pobre!

jose andre de campos ferreira disse...

Também estou de acordo,mas o que quis dizer com isto,é que os pobres são os mais humilhados pelos ricos.Agora não,mas quando estava na escola primária,fui acusado de roubar umas chaves,e apanhei 60 bolos,e porquê?Porque era pobre.E isso foi humilhante para mim.Nos bombeiros haviam muitos roubos,e de quem se falava? Era dos pobres.Quando a gente sabia quem era. É nesse sentido que digo que é humilhante.O elo mais fraco é sempre o pobre,até no trabalho.Obrigado.